Durante este ano de 2019, os alunos da Escola Estadual Professora Maricas Magalhães, em parceria com alunos do curso de Agronomia da Faculdade UNA/Itabira, desenvolveram o projeto interdisciplinar: “Horta é na Escola”. O projeto foi proposto pelos professores, Fernando Marques Teixeira, mestre no ensino de biologia, professor da UNA e da Escola Estadual Professora Maricas Magalhães e a professora, Patrícia Ribeiro, doutora na área agrária, do curso de Agronomia da UNA.

Os alunos das instituições elaboraram e desenvolveram na escola, uma horta, com grande diversidade de vegetais. Foram cultivados alfaces, cebolinhas, beterrabas, salsas, couves, espinafres entre outros tipos de alimentos. Através das atividades, os alunos puderam desenvolver e aprofundar conhecimentos em relação às diversas áreas de conhecimento das ciências.

Além do conhecimento, os alunos puderam utilizar nas refeições o que foi produzido, diminuindo os custos na compra de diversos alimentos, promovendo também, uma alimentação mais saudável e saborosa.

Em complemento ao projeto, os graduandos de Agronomia realizaram pequenos cursos de formação para os alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais da escola estadual. Os cursos realizados foram: Técnicas de jardinagem vertical, Técnicas de compostagem, Agricultura familiar e Controle alternativo de pragas em hortas.

Importante ressaltar o apoio da diretora, Raquel Íris, da Escola Estadual Professora Maricas Magalhães e do Coordenador Geral da Faculdade UNA – Itabira, Bruno Oliveira, que contribuíram para que o projeto fosse executado de forma eficiente e se tornasse um sucesso entre os estudantes.

Alunos da UNA, finalizando o curso de Técnicas de Jardinagem. Foto Acervo da Escola.

Alunos da EE Professora Maricas Magalhães, colhendo as verduras. Foto: Acervo da Escola.

Por: Fernando Marques Teixeira