Nestes últimos dias na Escola Estadual “Silveira Drumond”, a turma do 5º ano da professora Irma Santos Otoni Menezes, vivenciaram na prática atividades realizadas no campo e na cidade. Tendo a oportunidade de conhecer de perto as rotinas de cada ambiente. 

No campo visitaram bem cedo uma fazenda para não perder nenhuma etapa. Onde puderam acompanhar a retirada do leite que ainda é manual, observar a criação de animais (galinha, porcos, bois e vacas de leite). A plantação para subsistência. Lá também eles viram como fazer o queijo e requeijão, acompanhando tudo de pertinho. E se deliciaram de frutas fresquinhas do pomar, onde eles mesmos fizeram a colheita. 

 

Alunos observando a retirada do leite.
Alunos observando a retirada do leite.

 

Alunos colhendo frutas e conhecendo os tipos de plantações.
Alunos colhendo frutas e conhecendo os tipos de plantações.

 

Já na cidade, a visita foi na indústria. Os alunos foram conhecer de pertinho a indústria da Tia Eliana em Santa Maria de Itabira. Lá eles aprenderam como criar uma empresa, como é administrar uma empresa e ser capaz de expandi-la. Conheceram  todo o processo de fabricação dos produtos. Visualizando os maquinários e compreendendo a organização do espaço, desde a higiene até a produção, e a função das pessoas diante da operação em cada setor. Como é a rotina na empresa. O número de funcionários e a divisão do trabalho. 

 

Visita à fábrica da Tia Eliana em Santa Maria de Itabira.
Visita à fábrica da Tia Eliana em Santa Maria de Itabira.

 

Alunos conhecendo a produção bem de pertinho.Alunos conhecendo a produção bem de pertinho.

  

“A Educação qualquer que seja ela,

 é sempre uma teoria do conhecimento

 posta em prática”. 

Paulo Freire

  

 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br