Em sua 6ª Edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP), chega à etapa Semifinal, com uma grande notícia para a nossa Regional: a classificação da aluna Áurea Andrade Lage Alves,matriculada no 8º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Ponciano Pereira da Costa, localizado no Distrito de Cubas, em Ferros.

Criada em 2008, por meio de uma parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Itaú Social, a OLP reforça a valorização da interação de crianças e jovens com o seu território e retoma o tema “O lugar onde vivo”. 

A aluna Áurea, de apenas 13 anos, está concorrendo na categoria “Crônicas”, para a qual foram selecionados 125 textos de todo o país. Em conversa com a aluna, por telefone, ela relata que está muito feliz com a escolha da sua redação e ressalta que a escola sempre incentivou os alunos a participarem das oportunidades que são apresentadas. De acordo com Áurea, “muitas vezes, as pessoas não acreditam que uma escola pública, do interior, pode alcançar êxito”. A inspiração para seu texto foi uma história real, acontecida com seu pai, que perdeu um braço quando tinha a mesma idade que ela tem hoje. A mensagem que a aluna deixa para os colegas e demais alunos da rede pública de ensino é “tenham persistência. Insistam e façam com vontade. Acredite, você pode fazer!”. 

A Diretora da Escola, Goreth Maria Anício de Almeida Alvarenga Alves, se sente honrada com a seleção da aluna: “muitas redações foram feitas e eram muito boas; é um orgulho para a escola, principalmente por ser uma história real”. De acordo com Goreth, todo ano a escola participa da OLP e todos os anos os professores trabalham muito as produções de texto, a importância da coerência e da coesão, e que a produção textual permeia, inclusive, o Projeto de Leitura da escola. A Professora Vaneice Pereira Alves, que atua na turma da aluna Áurea, também irá para o encontro em São Paulo, que será coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC. De acordo com o regulamento do concurso (2019), esse encontro tem por objetivo “ampliar as habilidades de leitura e de escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente”. 

Ainda de acordo com a Diretora da Escola Estadual Ponciano da Costa, a aluna já vem se destacando há anos na escola e, também este ano, foi a idealizadora de um dos projetos que serão implementados pelos Representantes de Turma da escola: a “Caixinha da Empatia”, na qual serão colocados produtos de higiene pessoal nos banheiros feminino e masculino, para uso pelos alunos. “É dos Representantes de Turma a tarefa de monitorar as caixinhas, a fim de fazer a reposição dos produtos e de sensibilizar os colegas para o uso consciente, favorecendo aqueles que realmente precisam. A ideia da Áurea foi prontamente aceita pelo Conselho dos Representantes de Turma e será muito importante para os alunos da nossa escola que necessitam”. 

Assim como a Escola Estadual Ponciano Pereira da Costa e a aluna Áurea, essa Superintendência Regional de Ensino também acredita na educação pública e de qualidade. Parabéns a todos os envolvidos na produção do texto e, em especial, à aluna, que se empenhou e alcançou uma classificação ainda inédita em nossa Regional. Esperamos que esse feito inspire mais participantes nas próximas edições. Sucesso!!!

   

 

 

Por: Graziele Alves Ferreira

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br