No sábado, dia 05/10/2019 aconteceu na E. E. Professora Palmira Morais – EF – Anos Finais e Ensino Médio, município de Itabira e em mais 145 cidades do Brasil, uma ação Voluntária de Iniciativa do Projeto Renovar, que tem por objetivo revitalizar espaços públicos.

A Escola recebeu vários parceiros, como Gabriel Quintão, aluno da escola de Política Renovar (ex aluno da escola Palmira Morais), estudantes da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - FUNCESI, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, representantes de Associações de Bairro, Maré Verde e Comunidade Escolar (pais e alunos ), que  juntos renovaram a pintura do muro da Escola. Repararam o jardim externo. Construíram um jardim vertical, trazendo mais vida ao hall da Escola. A ação ultrapassou os muros da Escola, plantaram mudas nativas na praça do Bairro.

Áreas revitalizadas - E.E. Professora Palmira Morais - Fotos: Heitor Bragança

Para a diretora, Silvane Magalhães de Oliveira Costa, “esta ação tem um valor muito grande para os nossos alunos, é de uma magnitude intensa. Estamos com a escola mais bonita, um ambiente mais acolhedor, mais agradável. A escola ficou mais clean, mais clara. Isso tudo ajuda os nossos alunos. Ações como essa mostram que juntos, Escola, SEE, SRE, parceiros e comunidade escolar, fazem a diferença e transformam espaços, basta coragem e disposição. O voluntariado faz bem a quem recebe e também a quem se doa. Agradecemos o apoio que recebemos da nossa Superintendente, Jânua Caeli Gervásio Galvão, que acreditou na proposta e nos incentivou a concretizá-la, a Gabriel Quintão, nosso ex aluno, que retornou e com carinho desenvolveu toda a ação agregando parceiros e a toda comunidade que esteve presente nessa tão importante demanda. Nossos alunos agradecem, tudo é por eles!”

Revitalização da pintura do muro e jardim externos da E.E. Professora Palmira Morais, Itabira - Fotos: Heitor Bragança

Assim como a E.E. Professora Palmira Morais, a E.E. Dr. Costa – EF – Anos Finais, município de Santa Maria de Itabira, mobilizou a comunidade escolar para revitalizar o ambiente da escola. Para o Diretor, Weder Mamedes Ferreira, “o movimento trouxe nova energia para os estudantes, que se orgulham de estudar na Escola. O sucesso dessa e demais ações na instituição se dão pela realização de prioridades planejadas e realizadas”.

Com esta ação a Escola conseguiu diminuir o índice de reprovação e evasão escolar, melhorar as notas nas avaliações externas e internas, diminuir o índice de indisciplina, fortalecer parcerias com instituições locais e regionais, otimizar os recursos da Escola com responsabilidade, promover reuniões sistêmicas e objetivas, realizar reparos mantendo os espaços agradáveis e organizados e manter a equipe unida e focada na busca de melhorias. Além de, instalação de projetores e computadores, para os professores, e ar condicionado em todas as salas de aula.

O Diretor Weder teve a oportunidade de compartilhar com os diretores das Escolas Estaduais dos municípios de Itabira, Santa Maria de Itabira, São Sebastião do Rio Preto, Santo Antônio do Rio Abaixo e Passabém esta prática de sucesso durante o II Encontro de Alinhamento de Ações com a equipe gestora das Escolas Estaduais, realizado em agosto e setembro de 2019 pela SRE Nova Era.

Mais fotos do antes e depois da E.E. Dr. Costa clique aqui.

Revitalização da pintura externa da E.E. Dr. Costa, Santa Maria de Itabira
Foto: Acervo Escola

Outra escola que tem movimentado a comunidade escolar é a E.E. João XXIII – EF – Anos Iniciais, de João Monlevade. A Escola inaugurará, no dia 11 de outubro, um novo espaço pedagógico e de lazer para os estudantes, um playground, construído por meio de recursos da Escola e parceiros.  Houve também doação de 13 –treze – quadros brancos que foram instalados em todas as salas de aula, 02 - duas telas de projeção e 03 – três caixas de som.

Playground construído pela E.E. João XXIII, João Monlevade e parceiros - Foto: Rubens B. Gonçalves

O diretor, Rubens Brandão Gonçalves, e seu vice, Thales, enfatizaram que as melhorias foram possíveis porque eles conseguiram envolver os servidores e fazer de suas redes de contatos uma rede de apoio à escola. "Todos sabem da crise financeira que os governos atravessam, então quando a gente trabalha com transparência e mostra para a comunidade que as melhorias são para as crianças, eles nos ajudam", disse Rubens.