A Formação de Gestores Escolares é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em prol da valorização e apoio aos gestores escolares, atores fundamentais para o sucesso das políticas educacionais. O Curso tem a finalidade de orientar os Diretores da rede pública estadual quanto aos assuntos referentes às áreas:

  • Módulo I - Gestão Administrativa e Financeira da Caixa Escolar;
  • Módulo II - Gestão Pedagógica; e
  • Módulo III - Gestão de Pessoas.

No Módulo I - Gestão Administrativa e Financeira da Caixa Escolar é abordada de forma simples a legislação que norteia as ações do Diretor, enquanto Presidente da Caixa Escolar, trazendo os procedimentos necessários à gestão dos recursos financeiros e, auxiliando os gestores e demais atores envolvidos na condução dos aspectos administrativos e financeiros das Caixas Escolares das escolas estaduais. O objetivo é aproximar o Gestor Escolar, das rotinas administrativas e financeiras realizadas na instituição escolar, por meio do estudo de legislações e da melhor forma de aplicá-las.

No Módulo II - Gestão Pedagógica são apresentados conteúdos que abordam o que é essencial para o bom funcionamento da escola e a melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede estadual de Minas Gerais, possibilitando a reflexão e contribuindo para o desenvolvimento das equipes escolares. O conteúdo considera informações e conhecimentos relativos à garantia do direito à aprendizagem, as informações educacionais e gestão da educação, e a organização e funcionamento escolar.

No Módulo III - Gestão de Pessoas são apresentados aspectos pertinentes à Liderança de Equipes e à Gestão de Pessoas na rede estadual de ensino de Minas Gerais, possibilitando reflexões e contribuindo para o desenvolvimento das equipes escolares assim como para o fortalecimento da autonomia da instituição. O conteúdo considera, ainda, informações e conhecimentos relativos ao Quadro de Pessoal e à regularidade da vida funcional dos servidores. Para isso, é importante que o gestor conheça as diferentes Concessões e Afastamentos que são assegurados ao servidor, para que seu processo funcional tenha uma trajetória regular até o momento da aposentadoria.

Para ter acesso ao material didático do curso, clique aqui.

 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br