O projeto de implementação das escolas POLEM surge a partir da proposta dos Centros de Educação Múltipla, presentes no Plano de Governo 2015-2018 conjugado com os objetivos estratégicos construídos no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDI (2016 – 2027).

As escolas da SRE Nova Era que farão parte do Projeto das Escolas POLEM são:

- E E Mestre Zeca Amâncio (Itabira)

- Aprovados na Banca EEMZA (Itabira)

- E E Marques Afonso (São Domingos do Prata)

- Aprovados na Banca EEMA (São Domingos do Prata)

Foram realizadas reuniões de planejamento para definição do propósito da SEEMG, que foi definido como assegurar o acesso e a permanência dos estudantes na educação básica, com efetiva aprendizagem, respeitando a diversidade, por meio da gestão democrática e participativa, que fortaleça o protagonismo estudantil e a relação com a comunidade, com a valorização do profissional da educação e do trabalho coletivo.

A partir deste propósito, construíram-se objetivos para a institucionalização da Política de Educação Integral e Integrada nas Escolas Estaduais:

- Redução da evasão e do abandono escolar;

- Melhoria do desempenho escolar;

- Fortalecimento da relação escola - comunidade;

- Ampliação de tempos e espaços e

- Desenvolvimento das aprendizagens.

A oferta de Educação Integral e Integrada institucionalizada nessas escolas visa:

- Estabelecer orientações pedagógicas para organização e ampliação da oferta;

- Inserir a Rede de Educação Profissional nesse contexto;

- Estruturar uma estratégia para ampliação da oferta de Educação Integral e Integrada em cumprimento à Meta 6 do PNE, considerando as necessidades de materialidade/infraestrutura e financiamento;

Campos de Integração Curricular

Os Campos de Integração Curricular têm como referência os quatro pilares da educação: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (UNESCO,1996) que são as bases para o processo de ensino e aprendizagem nas Escolas POLEM. Para tanto, faz-se necessário ampliar e qualificar o tempo escolar para o desenvolvimento das aprendizagens, bem como priorizar o projeto de vida do estudante.

Cada campo apresenta várias atividades, tais como:

- Cultura e Artes: bandas, canto coral, música na escola, artesanato popular, capoeira, práticas circenses, teatro e percussão;

- Esporte e Saúde: Atletismo, futsal, voleibol, xadrez, tênis de mesa, judô e brinquedoteca;

- Ciência, tecnologia e empreendedorismo: Iniciação Científica, Meu Primeiro Negócio, Rede de Educação Profissional e Rede UAITEC;

- Desenvolvimento das aprendizagens: acompanhamento pedagógico, metodologia diferenciada para estudantes em distorção idade-ano, apoio pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática e Sala de Recursos para alunos da Educação Especial.

As escolas da SRE Nova Era que farão parte do Projeto das Escolas POLEM são:

- E E Mestre Zeca Amâncio (Itabira)

- E E Marques Afonso (São Domingos do Prata)

- Redução da evasão e do abandono escolar;

- Melhoria do desempenho escolar;

- Fortalecimento da relação escola-comunidade;

- Ampliação de tempos e espaços e

- Desenvolvimento das aprendizagens.

- Estabelecer orientações pedagógicas para organização e ampliação da oferta;

- Inserir a Rede de Educação Profissional nesse contexto;

Campos de Integração Curricular

Cada campo apresenta várias atividades, tais como: