O Programa de Ensino Médio Integral do Estado de Minas Gerais, em parceria com o ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, assume neste segundo semestre de 2019, um novo modelo de Educação Integral, considerando o jovem em sua integralidade e vislumbrando um paradigma de escola que responda às necessidades e desafios do século XXI. O modelo tem como premissa, a corresponsabilidade onde comunidade, familiares e parceiros estejam comprometidos e participativos com o projeto escolar.

Uma das ações desse novo modelo é a Semana do Acolhimento, que ocorre neste início do período letivo, de 05 a 09/08/2019.

A Semana de Acolhimento é uma Prática Educativa desenvolvida para apresentar os Princípios e Bases que fundamentam o novo Modelo. O Acolhimento estabelece um “elo” entre os educadores, os estudantes, pais/ responsáveis e a escola.

Essa ação está ocorrendo nas Escolas Estaduais Mestre Zeca Amâncio - Itabira, Agenor Guerra – Santa Maria de Itabira e Marques Afonso – São Domingos do Prata.

Jovens egressos da Escola da Escolha de Pernambuco, estão visitando essas escolas e promovendo diversas oficinas e dinâmicas levando os estudantes a vivenciar situações que possibilitam uma reflexão sobre os seus sonhos e sobre as expectativas em torno das oportunidades que terão para realizá-los, a partir deste novo tempo, e do apoio que receberão na escola.

O acolhimento ocorre também com a equipe escolar e com os pais para que todos entendam o seu papel diante das expectativas dos discentes e que também são parte fundamental no sucesso do processo educacional do estudante.

Acolhimento E.E. Agenor Guerra - Foto por Erasmo Duarte

Acolhimento equipe escolar E.E. Mestre Zeca Amâncio - Foto por Fabiana Cruz

Jovens protagonistas da Escola da Escolha de Pernambuco que fazem o Acolhimento na E.E. Marques Afonso e inspetora escolar,  Tereza - Foto por Valquíria Castro.

Acolhimento dos estudantes E. E. Marques Afonso - Foto por Valquíria Castro

Fonte: Documento Orientador EMTI, Orientações Equipe EMTI