Foi realizado em Belo Horizonte, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2018, o Seminário de apresentação e formação, do Programa Escola da Terra, na Faculdade de Educação da UFMG. Trata-se de um curso de aperfeiçoamento, desenvolvido em parceria entre a UFMG, SEE/MG e MEC. O curso acontecerá logo após o início do ano letivo. Será ofertado a professores de Escolas do Campo, das redes municipal e estadual, nos municípios de Itambé do Mato Dentro e São Domingos do Prata.

Participaram do Seminário:

- Irany Lage, Analista da SRE Nova Era

- Érica Coelho, representante da rede municipal de Itambé do Mato Dentro

- Maria do Perpétuo Socorro, Secretária Municipal de São Domingos do Prata

- Sônia Vieira, Andreza Ferreira e Polyana Simão, professoras da rede estadual, que atuarão como tutoras da formação, nos dois municípios.

Os formadores da UFMG realizaram no mês de janeiro o primeiro encontro com as tutoras, para alinharem as ações da formação. Em Itambé, o encontro aconteceu dia 11 de janeiro, com o formador Bruno César de Resende e a tutora Sônia. Em São Domingos do Prata, o encontro foi em 30 de janeiro, com a formadora Naiane Nunes, com a participação das tutoras Andreza e Polyana, da rede estadual, e Verônica Drumond, da rede municipal.

O curso acontecerá em 3 módulos, nos meses de fevereiro, março e abril de 2019, e terá como referência temática, a água, evidenciando a relevância do tema para a população do campo.