A Superintendência Regional de Ensino Nova Era - SRE Nova Era - realizou em 09 de novembro de 2018, na UFOP, em João Monlevade, o 25º Fórum de Diretores da Conspiração Mineira pela Educação e a 5ª Reunião Gerencial com a participação dos Diretores das Escolas Estaduais, Tesoureiros, Inspetores Escolares, Secretários Municipais de Educação, representantes do SindUTE e do Colégio Tiradentes.

A apresentação cultural do evento ficou por conta dos alunos da Escola Estadual Rúmia Maluf, que encantou o público. Na sequência, a Diretora da SRE Nova Era, Jânua Caeli Gervásio Galvão, fez a abertura oficial dando boas vindas aos participantes e iniciando alguns apontamentos dos temas da roda de conversa, da qual foi a mediadora. 

Em seguida, participaram da roda de conversa, a advogada do SindUTE, Anna Sylvia Rodrigues, a Diretora da Escola Estadual Coronel Francisco Rolla, de São Domingos do Prata, Maria Bernardete Pereira Gomes Fraga, e o Auditor Setorial da Secretaria de Estado de Educação, Leandro Resende Mendes, abordando o tema “Gestão Pública com Responsabilidade e Medidas Preventivas para Evitar o Assédio Moral nas Instituições Escolares”. Anna Sylvia abordou o tema “Medidas Preventivas para Evitar o Assédio Moral nas Instituições Escolares”. Já Bernardete, foi indicada para o  relato de prática bem sucedida na gestão da caixa escolar. O Auditor Setorial, Leandro, abordou a gestão pública com responsabilidade e seriedade. Após toda a explanação, houve um momento para esclarecimentos de dúvidas. 

Percebeu-se o envolvimento total dos participantes e o profundo interesse nos temas tratados, nas normas vigentes e  nas implicações a que o gestor está sujeito, no caso de descumprimento das normas legais. Destacamos que o tema abordado tem grande relevância nos ambientes escolares. 

Segundo Alisson Frances Pereira Frade, Diretor da Escola Estadual José Martins Drumond, de Dionísio, o Fórum foi produtivo e instrutivo. “O Leandro veio com uma fala bem técnica, ao encontro do esperado”. 

A Diretora da Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras, de João Monlevade, Cleonice Gomes Nogueira, declarou, em nome da Escola e de todos os seus colegas diretores: “Quero agradecer à direção da SRE e equipe pelo maravilhoso encontro na UFOP. Foi rico em aprendizagem e produtivo também. Os temas abordados, não só nos levam a refletir a  prática pedagógica diária, como também nos ensinam a criar mecanismos de proteção em relação ao financeiro através de estudos da legislação. Mais uma vez obrigada!”. 

Conforme José Tiago Fonseca, Coordenador do Serviço de Inspeção Escolar, a reunião foi considerada uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento: “Os temas abordados foram relevantes para o Serviço de Inspeção Escolar e, consequentemente, para os Diretores e Tesoureiros  presentes. É de suma importância estarmos cada vez mais atentos ao cumprimento das legislações vigentes em relação a todos os setores que envolvem a gestão escolar, principalmente quanto ao setor financeiro e aos procedimentos  correlatos”. 

 

 5ª Reunião Gerencial realiza oficinas sobre a Gestão Financeira

À tarde, os participantes dividiram-se em quatro grupos para que os Analistas de Prestação de Contas da Diretoria Administrativa e Financeira - DAFI/SRE Nova Era, pudessem fazer  as oficinas de capacitação financeira, conforme previsto. Durante o repasse de informações surgiram vários questionamentos que foram esclarecidos pela equipe. 

Este evento foi realizado por meio da parceria entre a SRE Nova Era, UFOP, Secretarias Municipais de Educação, Escolas Estaduais e o SindUTE.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
  Equipe no 25º Fórum de Diretores -  Foto: Elaine Ap. Gomes Araújo Domingues

 

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
        Apresentação Cultural dos alunos da EE. Rúmia Maluf - João Monlevade -  Foto: Elaine Ap. Gomes Araújo Domingues

    

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

  A advogada do SindUTE, Anna Sylvia Rodrigues, a Diretora da Escola Estadual Coronel Francisco Rolla, de  São Domingos do Prata, Maria Bernardete Pereira Gomes Fraga, e o Auditor Setorial da SEE, Leandro Resende Mendes.                                                                                                                                                     Foto: Elaine Ap. Gomes Araújo Domingues

Na oportunidade, destacamos também a realização da 3ª e 4ª reuniões gerenciais, promovidas pela SRE Nova Era.

 

3ª Reunião Gerencial - Agosto - 2018

A Superintendência Regional de Ensino de Nova Era, com o intuito contínuo em contribuir para o fortalecimento da Gestão Escolar em prol da educação de qualidade, promoveu também, no dia 08 de agosto de 2018, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no município de Itabira, a 3ª REUNIÃO GERENCIAL/2018. Nesse encontro, foram discutidos os seguintes temas: “A participação dos profissionais da educação para a adequação da primeira redação do Currículo de Minas Gerais do Ensino Fundamental”, na 1ª roda de conversa e a “Avaliação como ferramenta de aprendizagem disponível para alcançar melhor desempenho do estudante/Escola e de (re)planejamento das ações pedagógicas”, na 2ª roda de conversa.

Neste evento, para a 1ª roda de conversa, contamos com a colaboração de Geniana Guimarães Faria, Superintendente de Avaliação Educacional - SEE/MG, Tatiana Gariglio Clark Xavier, Analista da Diretoria de Ensino Fundamental-SEE/MG e da Angélica Martins Lopes, Especialista de Educação Básica da EE Dona Eleonora Nunes Pereira.

Para a 2ª roda de conversa, registramos a presença de Profa. Yolanda Carla Lima Coelho, Diretora da Faculdade Doctum João Monlevade, Joel dos Santos Pereira, Vice-Diretor da Escola Estadual Manoel Loureiro e Davi Vinícius dos Santos Conceição, Aluno da EE. Professora Maricas Magalhães.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

         Andréa dos Santos Moreira Liuth, Assessora Pedagógica da Sre Nova Era, Geniana Guimarães Faria, Superintendente de Avaliação Educacional - SEE/MG, Jânua Caeli Gervásio Galvão, Diretora da SRE Nova Era, Angélica Martins Lopes, Especialista de Educação Básica da EE Dona Eleonora Nunes Pereira, Geralda Aparecida Dias, Supervisora Regional de Educação/DIVEP e Tatiana Gariglio Clark Xavier, Analista da Diretoria de Ensino Fundamental-SEE/MG.
                                                                                                                                                          Foto: Melissa Rezende Trajano

 

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Graziele Alves Ferreira, Analista da SRE Nova Era, Joel dos Santos Pereira, Vice-Diretor da Escola Estadual Manoel Loureiro, Davi Vinícius dos Santos Conceição, Aluno da EE. Professora Maricas Magalhães, Jânua Caeli Gervásio Galvão, Diretora da SRE Nova Era e Profa. Yolanda Carla Lima Coelho, Diretora da Faculdade Doctum João Monlevade.
                                                                                                                                                                        Foto: Melissa Rezende Trajano

 

4º Reunião Gerencial - Outubro - 2018 

Destacamos, também, a 4º Reunião Gerencial/2018, realizada pela SRE Nova Era, em 23 de outubro de 2018, no Auditório Novaerense, município de Nova Era. Neste evento foram compartilhados assuntos relativos ao gerenciamento administrativo, pedagógico e financeiro das escolas, bem como a Gestão das informações na Escola SMADE, Diário digital e Educacenso.    

A roda de conversa com o tema “Gestão das Informações na Escola: SIMADE, Diário Eletrônico Digital, Educacenso” ocorreu com a participação da Jacqueline Magalhães Perdigão Fraga, Supervisora Regional de Educação - DIVAE, Alexander Pereira Frade, Diretor da E.E.Professor Benjamim Araújo - Dionísio sob a mediação de Andréa dos Santos Moreira Liuth.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Andréa dos Santos Moreira Liuth, Assessora Pedagógica da Sre Nova Era, Alexander Pereira Frade, Diretor da Escola Estadual Professor Benjamim Araújo - Dionísio e Jacqueline Magalhães Perdigão Fraga, Supervisora Regional de Educação - DIVAE.                                                                                                                                  Foto: Thulio de Souza Santos

Por: Gircilene Soares da Silva Mendes

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br