O encontro aconteceu no anfiteatro do Centro Educacional de João Monlevade, no dia 13 de junho, reunindo mais de 200 educadores e gestores, entre professores, diretores, especialistas em Educação Básica das 63 escolas estaduais da região, os 15 Inspetores Escolares da SRE Nova Era e representantes das secretarias municipais de Educação dos municípios pertencentes à Regional. Participaram ainda, representantes da SRE de Coronel Fabriciano e das subsedes do Sind-UTE/MG de João Monlevade e Itabira.  

Na abertura, a Diretora da SRE Nova Era Jânua Caeli Gervásio Galvão destacou a importância das parcerias entre a SRE e instituições públicas e privadas na busca de maior qualidade e eficiência no atendimento aos direitos de aprendizagem de todos os estudantes da região.

A programação incluiu duas mesas redondas, divididas em dois turnos. Pela manhã, a roda de conversa teve o tema “Como lidar com a diversidade na escola?” e contou com a presença da Superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Iara Félix Viana, responsável por ministrar a palestra magna. Participaram, também, a assessora da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino, Euzelina Dóris dos Santos; a professora da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, de Nova Era, Raphaella Braga Martins Veloso; o estudante da Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, de João Monlevade, Mauro César de Castro Júnior; e a analista educacional da SRE Nova Era, Graziele Alves Ferreira, como mediadora do debate.

 

A Superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da SEE, Iara Félix Viana, ministrou a palestra magna com o tema - Foto por: Melissa R. Trajano

 

Já no período da tarde, a palestra magna foi realizada pelo articulador e mobilizador social em políticas públicas, Hamilton Henrique Siqueira, dentro do tema “Sabemos lidar com os jovens e adolescentes nos dias atuais?”. A Mesa Redonda também contou com a participação do Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, Sebastião Rodrigues Vieira Júnior; da Especialista em Educação Básica da Escola Estadual Luiza dos Santos Ferreira, de Passabém, Vânia Aparecida Pereira Basílio; do aluno da Escola Estadual Trajano Procópio A. S. Monteiro, de Itabira, Marques Guilherme Rodrigues da Cruz Comunian; e da Supervisora da Divisão de Equipe Pedagógica da SRE Nova Era, Geralda Aparecida Dias, responsável por mediar a roda de conversa.

 

Marques Guilherme Rodrigues da Cruz Comunian, aluno da EE. Trajano Procópio A. S. Monteiro - Foto por: Melissa R. Trajano

Os temas foram definidos após indicação dos gestores das escolas, por meio de pesquisa feita pela SRE, explicou a Diretora da SRE, Jânua Caeli Gervásio Galvão.

O encontro contou, ainda, com uma brilhante apresentação cultural da assessora Euzelina Dóris dos Santos, e uma confraternização com um lanche compartilhado graças à contribuição das escolas participantes.

O evento foi considerado um sucesso, com temas atuais, instigantes e necessários de serem debatidos nas escolas. Confira os depoimentos nos vídeos abaixo e os principais momentos nas fotos. E que venha o próximo!!!

Clique aqui para visualizar mais fotos e vídeos.

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br