No dia 11 de outubro, a I Mostra de Literatura da E.E. Padre Vidigal em Nova Era movimentou toda a comunidade escolar e coloriu rua e prédio da escola em prol do ato de ler.

O evento foi fruto do Projeto “Leitura para Vida”, idealizado e realizado há 3 anos pela professora da Biblioteca Escolar Imaculada Conceição juntamente com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola, que tem como objetivo principal despertar nos educandos a consciência da importância da prática leitura para mudança de paradigmas de vida e sociedade.

O Projeto Leitura para vida é desenvolvido ao longo de todo o ano com todas as turmas da escola, cada ano de escolaridade escolhe um gênero textual ou um tema a ser trabalhado. Nesse ano, a turma do 1° ano, da professora Érica Rosa trabalhou com as obras: A Arca de Noé (Vinicius de Moraes) e o Aniversário do Sr. Alfabeto (Amir Piedade), na exposição de seus trabalhos o destaque foi para o poema coletivo criado pelos educandos durante as aulas de biblioteca. “A Arca Do Sô Zé” onde a história do embarque dos bichos é rimada dentro do universo local da cidade de Nova Era, “Cheia de bichos a zarpar, a arca saiu a navegar... desceu o Piracicaba em uma canção, virou história em nosso coração! ” (Trecho do poema).

 

Alunos do 1° ano durante a apresentação da Música O Peru (Vinicius de Moraes) - Crédito da Foto: Judity Serry
Alunos do 1° ano durante a apresentação da Música O Peru (Vinicius de Moraes) - Crédito da Foto: Judity Serry

 

A turma do 2° ano, da professora Iara da Silva, mergulhou nos encantos da obra Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles) com exposição de poemas visuais a partir de fotografias dos educandos, e sarau poético dramatizado.

Alunos do 2° ano antes da encenação do Sarau Poético- Crédito da Foto: Judity Serry
Alunos do 2° ano antes da encenação do Sarau Poético- Crédito da Foto: Judity Serry

 

As turmas do 3° ano, das professoraras Eliomar Fraga e Renata Cotote, viajaram para o mundo das fábulas, com direito a confecção de personagens do universo “fabulístico” pelos educandos e seus familiares, além de apresentação e jogral das Fábulas Rimadas. As turmas do 4° ano, das professoras Camila Azevedo e Clarice das Graças, se reinventaram no universo das Histórias em Quadrinhos, os educandos criaram fichas e desenhos de personagens autorais que ganharam vida! Cada educando junto com sua família confeccionou roupas e acessórios de acordo com os personagens idealizados em sala e se apresentou na “dança do herói” durante a mostra.

 

Educandos do 4° ano posando com fantasias autorais inspiradas em seus personagens. - Crédito da foto: Judity Serry
Educandos do 4° ano posando com fantasias autorais inspiradas em seus personagens. - Crédito da foto: Judity Serry

 

Já as turmas do 5° ano, das professoras Ercília Santiago/Gilmara Simões e Silvana Gomes, pegaram carona no gênero da Olímpiada Brasileira da Língua Portuguesa e escolheram a Poesia como fonte de trabalho, do romantismo ao cordel, do cordel ao RAP, o educandos recitaram poemas e “batalharam” rimas em duelo poético durante a mostra, vale ressaltar também que a educanda, Flávia Fernandes Santos, do 5° ano, teve seu poema, “Meu Mundo”, escolhido pela comissão julgadora Municipal da Olímpiada Brasileira da Língua Portuguesa para representar a cidade de Nova Era na etapa estadual da competição. A Sala de Recurso também marcou presença na mostra com a exposição de trabalhos coletivos e registros artísticos dos poemas “Leilão de Jardim” (Cecília Meireles) e “ Nosso Ipê Amarelo” (Nair Damázio) trabalhados nas oficinas da professora de atendimento educacional especializado Lúcia Lina.

Professora Lúcia Lina em frente ao painel construído pelos educandos da sala de recurso- Crédito da Foto: Judity Serry
Professora Lúcia Lina em frente ao painel construído pelos educandos da sala de recurso- Crédito da Foto: Judity Serry

 

Muitas famílias prestigiaram o evento, segundo Judity Serry (representantes dos pais no colegiado da escola), “ É na escola, nas frestas e espaços por vezes quase invisíveis para sociedade, que se constrói o coletivo. Quando se realiza o encontro comunidade/escola fazemos o caminho irremediável que promove a educação participativa e verdadeiramente cidadã, assim nos tornamos escola viva”. A I Mostra de Literatura da E.E. Padre Vidigal, foi marcada por expressiva participação da comunidade da escolar demonstrando a importância dessa parceria para o sucesso da prática pedagógica. 

Por: Pabline Clara Machado

 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br